CUSCO, ÁGUAS CALIENTES E MACHU PICCHU

Parte 1

Deixamos nosso hostel em Miraflores por volta de meio dia e fomos para a região da Javier Prado, onde se concentram as garagens das empresas de ônibus, íamos para Cusco, capital do império Inca.

Compramos as passagens pela internet, tudo bem simples e eficiente, diferente do que rola no Brasil. Cada passagem custou 198 soles, no site da Cruz Del Sur, que nos foi indicada pela recepcionista do hostel como a melhor companhia Peruana.  A viagem tem um tempo estimado de 22h e a empresa oferece jantar, café da manhã e WI-FI a bordo. Sem falar que cada passageiro tem uma tela sensível ao toque, na frente de sua poltrona com diversas opções de filmes, seriados ou games. E pra fechar, o mais importante pra mim: ao comprar a passagem, você tem as opções de menu, e sim, tem comida vegetariana!!! Me conquistaram, ta ai o jabá! Cruz del Sur ♥ 

12697222_1078239272196126_8287620068353898545_o
Trecho da estrada entre Lima e Cuzco

 

Deixando Lima, com destino a Cusco e eu já me sinto melhor… um filme, uns games, jantar nada mal, arroz, salada e omelete de queijo, suco… as 22h não foram ruins, apesar das estradas serem essa insanidade ao lado.

Em Cusco – Primeira e breve passagem

A cidade é fantástica! Povo muito hospitaleiro e um visual lindo. Em muitos aspectos como geografia e arquitetura me lembrou Ouro Preto, em Minas Gerais.

Turistas de todos os lugares lotam a Plaza de Armas e seus arredores. Aqui se compra de tudo, inclusive bebês lhama, por algo e torno de 500 soles, uma senhora disse que nos conseguia uma LOL.

As lhamas e alpacas (há diferenças), aliás, são o meio de vida de muita gente aqui. Se paga “La propina” por fotos, vídeos e até mesmo um carinho no bicho. Também há muitos pedintes pelas ruas.

loki
Imagem da internet

Nos hospedamos no Loki Cusco, hostel fantástico que, com certeza, tratou de fazer as lembranças da viagem ainda melhores. Organização impecável, bons quartos, um pátio lindo no meio, com um amplo gramado e cadeiras para relaxar, curar aquela ressaca que você pode adquirir no incrível bar que eles têm na parte de trás do hostel.

loki2
Imagem da internet

Festas todas as noites, 3 happy hours por dia e um staff que trata de animar todo viajante cansado que entra ali. Se for a Cusco, vá ao Loki.

Chegamos a Cusco já na parte da tarde, e como nosso itinerário era grande (5 países e umas 13 cidades) e o tempo curto (28 dias), decidimos partir para Águas Calientes já na manhã seguinte.

Nos arredores da Plaza de Armas se pode encontrar todo tipo de tours para os passeios turísticos mais procurados do Peru. Apesar de no início termos planejado ir por conta própria até Águas Calientes, não achamos uma má ideia comprar um pacote que nos dava transporte até a hidrelétrica de Santa Maria, um almoço durante o percurso, hospedagem em Águas Calientes, ingressos para Machu Picchu e um guia. Tudo por 295 soles, por pessoa, com a Inka Travel.
Essa opção nos pouparia o trabalho de ir até a rodoviária, procurar por ônibus e nos preocuparmos com todo o restante, pareceu uma boa ideia e um preço justo. Nos buscariam em nosso hostel às 07h00am da manhã seguinte. Mas você pode sim ir por conta própria!

Com pinta de turista, olhando de boca aberta para todos os lados, admirado com as construções. Se você ignora a loucura do trânsito, os neons que anunciam WI-FI e todas as luzes das vitrines, da pra se sentir mais próximo do que a cidade era no passado, é um sentimento ótimo, como foi em Ouro Preto, em uma madrugada alcoólica. Você fica imerso nisso até que te abordam para vender algo. Não tem jeito! Se parar para conversar, as vendedoras irão te rodear, oferecendo todo e qualquer tipo de quinquilharia, inclusive massagens, “20 soles, tudo incluído, señor”.

DSC06617

Fazia frio em Cusco, garoava e o vento doía. É legal se perder pelas ruas mais afastadas do centro, nos mercados populares, falar com locais, pedir dicas de onde comer. Inevitavelmente todas as dicas nos levam em direção a praça central, rodeada de bares, restaurantes e clubs. Eu queria curtir uma festa, mas não queria estar de ressaca em uma van, nas altas estradas peruanas.

Continua…

Galeria:

Advertisements

2 thoughts on “CUSCO, ÁGUAS CALIENTES E MACHU PICCHU

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s